SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Demarcação originária e transformações da ligação, de Freud a WinnicottA linha da justaposição dos limites neurótico e psicótico nos pacientes borderline índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641Xversão On-line ISSN 2175-3601

Resumo

AZEVEDO, Ana Maria Andrade de. Uma terceira tópica?. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.1, pp.84-90. ISSN 0486-641X.

A autora examina o relatório apresentado por Brusset no 66o Congresso de Psicanalistas de Língua Francesa, em Lisboa, visando esclarecer, dentro do possível, a proposta de uma terceira tópica. Devido à extensão e à complexidade do trabalho, são realçados apenas alguns aspectos mencionados pelo autor, com o objetivo de expandir a questão do espaço psíquico, a importância de noções como intrapsíquico, intersubjetivo, subjetivação, objeto analítico e irrepresentabilidade. Algumas idéias de D. W. Winnicott, M. Klein, W. Bion, A. Green e C. Botella são mencionadas, na medida em que foram usadas por Brusset para construir a hipótese de uma terceira tópica. A idéia de vivência em exterioridade, fundamental para a tese de Brusset, é apresentada com algumas referências às conseqüências desse funcionamento na clínica.

Palavras-chave : Relação analítica; Espaço psíquico; Espaço potencial; Objeto analítico; Intersubjetividade; Intrapsíquico; Vivência em exterioridade; Clínica do vazio; Terceira tópica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons