SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Apreender a prática dos psicanalistas em seus próprios méritosO infinito e o corpo: notas para uma teoria da genitalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

POLAND, Warren S.. Problemas do aprendizado na comunidade psicanalítica: narcisismo e curiosidade. Rev. bras. psicanál [online]. 2009, vol.43, n.2, pp.125-138. ISSN 0486-641X.

Apesar da sensibilidade para ouvir pacientes, analistas não obtiveram bom desempenho ao ouvir e falar com colegas de maneira realmente aberta. Fatores importantes são destacados nesta interação entre forças direcionadas do narcisismo em si próprio e forças externalizadas de curiosidade. Algumas limitações de comunicação inerentes à mente humana foram incluídos no exame de problemas de comunicação entre colegas de profissão. Limitações como a necessidade de abstrair aspectos da experiência para focar atenção e a tendência mental de pensar por categorias. Outras limitações são derivadas da psicologia individual (como a vulnerabilidade da autoestima) e aquelas relacionadas a dinâmicas de grupo (como a adaptação às novas ideias e os problemas que elas causam, paroquialismo e o desenvolvimento de escolas radicais e a competitividade entre as escolas). A contribuição das influências culturais e da multiplicação do uso de determinada linguagem também foi ressaltada. O sentido principal da pequenez na estranheza do universo e a presença de outros em uma corrente natural.

Palavras-chave : Comunicação entre colegas de profissão; Curiosidade; Pensamento dualístico; Insularidade; Narcisismo; Ideias abertas; Paroquialismo; Problemas de linguagem; Escolas radicais; Aprendizado recíproco; Competição científica; Estranheza da alteridade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons