Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Psicanálise
versão impressa ISSN 0486-641X
Resumo
FAIMBERG, Haydée. Método "a escuta da escuta". Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.3, pp.33-41. ISSN 0486-641X.
Com frequência, o material clínico é escutado a partir de um único pressuposto básico. Em nossos grupos, procuramos não apenas escutar o apresentador e reconhecer os pressupostos básicos com que escuta seu paciente, mas também reconhecer os nossos pressupostos básicos, aqueles com os quais escutamos tal apresentação. Usamos a função de "escuta da escuta", originalmente proposta (Faimberg, 1981) para a escuta da sessão. Exploramos o impacto produzido pelos pressupostos básicos de cada participante (incluindo os do apresentador), sobre a discussão em si. Escutamos o hiato entre o que o participante acreditava dizer e como foi efetivamente escutado. Faz-se, assim, possível explorar fontes de mal-entendido, bem como pressupostos básicos de cada um de nós. Cocriar uma linguagem em comum aponta para o entendimento mútuo na discussão, respeitando a alteridade de cada um. O projeto não consiste, portanto, em propor que, como analistas, trabalhemos de maneira similar.
Palavras-chave : a escuta da escuta; mal-entendido; cocriação de uma linguagem; pressupostos teóricos básicos; discussão clínica em grupo; alteridade.