SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3O dia a dia de um psicanalista Teorias fracas. Teorias fortesMetalepse ou a retórica da interpretação transferencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

FONSECA, Felipe Lessa da. O masoquismo masculino nos sujeitos: a repetição inconsciente. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.3, pp.145-156. ISSN 0486-641X.

O masoquismo nos homens é refletido tendo em vista a compulsão à repetição que, nas neuroses obsessivas, pode ser caracterizada para além do sentimento inconsciente de culpa, tal como Freud o descreveu. Diferente das fantasias de castração do masoquismo feminino, o masoquismo masculino implica o narcisismo fálico dos sujeitos que teimam em escolhas de cujo mal-estar tem pressentimento. A despeito da vergonha causada pela suposição do olhar dos outros, o prazer envolvido na atitude autodestrutiva de muitos homens configura a possibilidade de um estilo rude e falacioso na posição amorosa masculina. Como exemplo apresenta-se o caso de uma jovem mulher.

Palavras-chave : masoquismo; masculino; compulsão à repetição; teimosia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )