Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Psicanálise
versão impressa ISSN 0486-641X
Resumo
COSTA, Gley P.. Mudança psíquica à luz do pensamento clínico contemporâneo. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.2, pp.98-108. ISSN 0486-641X.
Por meio deste trabalho, propõe-se o modelo do palco para entender o processo de mudança psíquica na clínica psicanalítica atual, repleta de problemáticas narcísicas, depressões e fenômenos limítrofes, que se mesclam ou se associam às patologias neuróticas clássicas sob a forma de correntes psíquicas. O modelo do palco se insere na concepção contemporânea da psicanálise, a qual, de acordo com Urribarri (2012), baseia-se em uma leitura renovada de Freud, que revaloriza a metapsicologia e o método freudianos como fundamentos da psicanálise, a apropriação crítica e criativa das principais contribuições pós-freudianas, juntamente com um diálogo com autores contemporâneos de diversas correntes, e a ampliação da clínica aos desafios da prática relativa aos quadros não neuróticos.
Palavras-chave : modelo do palco; mudança psíquica; psicanálise contemporânea; enquadre interno; patologias não simbolizadas; experiência traumática da sexualidade; o lugar do analista hoje.