SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Da criatividade às criações: uma viagem na companhia de Winnicott, Bion, De M'Uzan e AnzieuEmoção e o referencial de Bion: emoção, não emoção e linguagem do analista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

TRINCA, Walter. Um modelo para a metodologia do atendimento psicanalítico. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.1, pp.165-179. ISSN 0486-641X.

Das fobias e do pânico, o autor passa a considerar, sob o ponto de vista da existência do ser interior e da angústia de passagem à inexistência, o centro principal da problemática psíquica. Este consiste no distanciamento de contato com o próprio ser, motivado especialmente pela pulsão de morte, de que resulta inicialmente a fragilidade do self e a angústia de dissipação do self. Esses fatores, porém, podem ser evitados pelo emprego da sensorialidade, que se refere à factualização e à objetificação da mente. A interação dos fatores vem determinar a natureza das perturbações psíquicas. Com base no conjunto dos fatores, o autor apresenta um modelo metodológico com vistas à prática do atendimento psicanalítico, denominado psicanálise compreensiva. Nele, cada elemento inscreve-se num contexto geral. Considera-se que o self e o ser interior são diferentes instâncias psíquicas. As perturbações psíquicas podem ser organizadas em função do foco ou sistema mental determinante.

Palavras-chave : teoria psicanalítica; metodologia psicanalítica; modelo mental; psicanálise de fatores; metapsicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons