Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Psicanálise
versão impressa ISSN 0486-641X
Resumo
GRANA, Roberto Barberena. Ficção, confissão e captura na estilística perversa: agressividade e destrutividade no Saint Genet de J.-P. SartreFiction, confession, and capture in perverse stylistics: aggression and destructivity in Sartre's Saint-GenetFicción, confesión y captura en la estilística perversa: agresividad y destructividad en el Saint-Genet de J.-P. SartreFiction, confession et capture dans un style pervers: agressivité et destructivité chez le Saint-Genet de J.-P. Sartre. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.2, pp.209-223. ISSN 0486-641X.
O autor detém-se numa particularidade da escrita de Jean Genet, conforme a perspectiva crítica orientada por Sartre em sua abordagem psicanalítico-existencial da biografia do autor em cotejo com a obra literária que ele produziu, para distinguir em seu texto o que é de natureza agressiva, destrutiva ou odiosa, indicando os tempos, usos e destinos de cada impulso/afeto, na medida em que são instrumentalizados literariamente a fim de que o romancista aceda ao seu propósito maior: o de enredar o leitor na teia de seus enunciados pervertizantes e desdi-ferenciadores, que vão compor o artificio a que o autor do presente estudo propõe denominar dispositivo estilístico de captura.
Palavras-chave : ficção; confissão; agressividade; destrutividade; estilística perversa; dispositivo de captura; erotização do ódio; psicanálise existencial.