Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Cuadernos de neuropsicología
versão On-line ISSN 0718-4123
Resumo
LOPES, Regina Maria Fernandes e ARGIMON, Irani I. de lima. Prejuízos Cognitivos em idosos com Diabetes Mellitus tipo 2. Cuad. neuropsicol. [online]. 2009, vol.3, n.2, pp.171-197. ISSN 0718-4123.
O avanço das condições de saúde vem propiciando o aumento progressivo da longevidade e da expectativa de vida. Estudos identificam a existência de uma conexão entre Diabetes Mellitus (DM) e demência. A hiperglicemia pode ser um fator significativo para incidência de Alzheimer e uma causa secundária de demência. A Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2) está associada a déficits cognitivos e funcionais, e um dos instrumentos que pode ser utilizado para avaliar funções executivas é o WCST. O objetivo foi avaliar os prejuízos cognitivos em idosos com DM2. Participaram do estudo 254 idosos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, sendo 44 idosos com diagnóstico de DM2 e 210 idosos do grupo controle da população geral. O delineamento foi de um estudo quantitativo e transversal. Os instrumentos utilizados foram: Ficha de Dados Sociodemográficos, WCST, MEEM, BDI, BAI e GDS. Os subtestes Vocabulário, Códigos, Dígitos e Cubos da WAIS-III. Os resultados mostraram que houve diferença significativa no desempenho de idosos com DM2, quando comparados com os idosos do grupo controle em quatro descritores do WCST, indicando prejuízos. Os idosos com DM2 mostraram intensidade de sintomas depressivos e de ansiedade estatisticamente maior em relação ao grupo controle.
Palavras-chave : Diabetes Tipo 2; idosos; Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST); flexibilidade cognitiva; prejuízos cognitivos; funções executivas.