Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Cuadernos de neuropsicología
versão On-line ISSN 0718-4123
Resumo
SOTO, César Merino. Teste gestáltico visomotor de Bender modificado e teste de caras: uma avaliação da validade de construção. Cuad. neuropsicol. [online]. 2011, vol.5, n.2, pp.129-142. ISSN 0718-4123.
A investigação com as novas versões do Teste Gestáltico de Bender (TGB) apenas chamou a atenção no mundo espanhol, considerando que esta prova é uma das mais utilizadas na avaliação psicológica. O presente estudo avalia a validade de construção da versão modificada do TGB para crianças, em relação à atenção sustentada avaliada pelo Teste Caras. Ambas provas se aplicaram a 90 crianças entre 5 e 8 anos, em condições estandarizadas. Os resultados indicam que a variedade compartilhada entre ambas medidas é zero, mesmo quando se aplicaram correlações desatenuadas por erros de medição; também não se detectaram padrões não lineares entres ambas variáveis. Estas correlações na sua mostra total e entre os subgrupos de meninos e meninas. Discute-se esses resultados a respeito dos limites de validade sobre esta versão modificada do TGB na fala espanhola.
Palavras-chave : Teste Gestáltico de Bender; atenção; validade; crianças; sistema de qualificação qualitativa; avaliação.