Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Cuadernos de neuropsicología
versão On-line ISSN 0718-4123
Resumo
RUBIALES, Josefina; BAKKER, Liliana e URQUIJO, Sebastián. Estudo comparativo do controle inibitório e a flexibilidade cognitiva em crianças com Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade. Cuad. neuropsicol. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp.50-69. ISSN 0718-4123. https://doi.org/10.7714/cnps/7.1.203.
O Transtorno por déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) se define como um padrão persistente de sintomas de falta de atenção e/ou hiperatividadeimpulsividade que é mais frequente e grave que o observado habitualmente nas pessoas com um grau de desenvolvimento similar. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a flexibilidade cognitiva e o controle inibitório em crianças com TDAH. O estudo se levou a cabo em 60 crianças dividias em dois grupos: uma mostra clínica de 30 crianças com diagnóstico TDAH e uma mostra controle integrada por 30 crianças sanas, com idades entre 8 e 14 anos, da cidade Mar Del Plata (Argentina). Para avaliar flexibilidade cognitiva se utilizou o Teste de Classificação de cartões de Wisconsin, e para avaliar controle inibitório o Teste de Stroop de cores e palavras e as provas de execução - não execução. As crianças com TDAH apresentaram desempenho inferior em todas as variáveis de flexibilidade cognitiva, controle inibitório e motor, a partir do qual se conclui que o TDAH se caracteriza como um transtorno com um estilo cognitivo próprio e distintivo, com uma menor flexibilidade cognitiva um menor controle inibitório e uma dificuldade específica da inibição motora.
Palavras-chave : Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade; Controle inibitório; Flexibilidade cognitiva; crianças.