Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Cuadernos de neuropsicología
versão On-line ISSN 0718-4123
Resumo
MOLINA, María Fernanda e MAGLIO, Ana Laura. Estudo comparativo do controle inibitório e a flexibilidade cognitiva em crianças com Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade. Cuad. neuropsicol. [online]. 2013, vol.7, n.2, pp.50-71. ISSN 0718-4123. https://doi.org/10.7714/cnps/7.2.203.
O objetivo deste trabalho foi estudar as características das autopercepções de crianças com TDAH de Buenos Aires e o ajuste nas suas autopercepções. Participaram do estudo 100 crianças de ambos sexos de entre 7 e 13 anos e um dos seus pais residentes na Área Metropolitana Bonaerense (AMBA, Argentina). As crianças formavam três grupos: crianças diagnosticadas como TDAH (segundo critérios DSM IV), crianças que se encontravam em tratamento psicoterapêutico mas que não cumpriam com critérios diagnósticos para TDAH e crianças sanas. Foram avaliadas com o Perfil de Autopercepções para crianças (SPPC) e a Escala de avaliação do comportamento da criança. Versão para pais (PRS). Se encontrou que as crianças com problemas psicológicos (TDAH ou outros problemas que motivem a consulta psicoterapêutica) tinham autopercepção mais negativas que os que não apresentavam dificuldades. Não se encontraram diferenças na autopercepção das crianças que apresentam TDAH e as que possuem outros problemas que requerem tratamento psicológico. As crianças com TDAH apresentaram maior sesgo positivo nas suas autopercepção que os outros grupos de crianças.
Palavras-chave : Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperactividade; Autopercepções; Autoconceito; Autoestima; Problemas emocionais e de conduta; Sesgo Positivo Ilusório; Crianças; Artigo Empírico.