SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número28Estrategias de afrontamiento, estrés y alteración psicológica en niñosFamilia: límites y posibilidades en la construcción de los vínculos intersubjetivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Alternativas en Psicología

versão impressa ISSN 1405-339X

Resumo

GOMES, Gil  e  SOARES, Adríana. Diferencia de género con relación al desempeño académico en estudiantes de nivel básico. Altern. psicol. [online]. 2013, vol.17, n.28, pp.106-118. ISSN 1405-339X.

O objetivo do estudo foi verificar através de uma pesquisa quantitativa, em 57 alunos matriculados em duas escolas particulares do município do Rio de Janeiro do 6º e 7 º do ensino fundamental de ambos os sexos com idades entre 10 anos e 10 meses e 14 anos e 3 meses, o desempenho de meninos e meninas e relacionar suas performance as variáveis inteligência e autoeficácia. Os instrumentos utilizados foram o Roteiro de Avaliação de Autoeficácia e o teste de Raciocínio Verbal (Forma A) da BPR-5, além das notas das avaliações escolares de Português e Redação. Os resultados indicaram a inexistência de diferenças nos desempenhos escolares entre meninas e meninos, no entanto, apontou que o desempenho das meninas está associado tanto à inteligência quanto a crença de autoeficácia enquanto o dos meninos depende apenas da crença de autoeficácia.

Palavras-chave : autoeficacia; gênero; desempenho académico; inteligência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )