SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Experiências de vida e os processos de visibilidade social de mulheres que amam mulheresA Bela e a Fera: uma análise psicológica da personagem Bela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

GOUVEIA, Valdiney V. et al. Escala de Altruísmo Autoinformado: evidências de validade de construto. Aletheia [online]. 2010, n.33, pp.30-44. ISSN 1413-0394.

Este artigo objetivou adaptar a Escala de Altruísmo Autoinformado (EAA), reunindo evidências de sua validade de construto. Realizaram-se dois estudos em João Pessoa (PB), nos quais os participantes responderam a EAA e perguntas demográficas. No Estudo 1 participaram 331 estudantes universitários com idade média de 20. Por meio de análise fatorial exploratória identificou-se um fator geral de altruísmo com 17 itens, explicando 29% da variância total (α = 0,85; homogeneidade média = 0,29). No Estudo 2 participaram 408 estudantes universitários com idade média de 22 anos. Realizou-se uma análise fatorial confirmatória com os 17 itens saturando em um fator (α = 0,83; homogeneidade média de 0,28), observando-se indicadores de ajuste que confirmaram esta estrutura (GFI = 0,92, RMSEA = 0,058). Comprovou-se que as estruturas fatoriais e os coeficientes de consistência interna foram invariantes através dos estudos, concluindo-se que existem evidências de validade de construto da EAA.

Palavras-chave : Altruísmo; Escala; Validade de construto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português