SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35-36A latência na atualidade: considerações sobre crianças encaminhadas para psicoterapiaSer alguém na vida: uma análise institucional do discurso de estudantes do litoral paranaense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SOUZA, Glaucia Gabriela Bagattini de; SIMAO, Adriana Nobre de Paula; LIMA, Ricardo Franco de  e  CIASCA, Sylvia Maria. Desempenho cognitivo de crianças e jovens com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Aletheia [online]. 2011, n.35-36, pp.69-78. ISSN 1413-0394.

O presente artigo teve como objetivo comparar os resultados do desempenho cognitivo de crianças e jovens diagnosticados com os diferentes subtipos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III). Foram analisados dados dos registros de 24 prontuários de crianças e jovens entre 06 e 14 anos, ambos os gêneros, cursando ensino fundamental, que foram diagnosticados com TDAH subtipos desatento e combinado. Os resultados apontaram que o desempenho obtido pelo grupo subtipo combinado foi melhor em relação ao grupo subtipo predominantemente desatento em todos os QIs e índices fatoriais avaliados, embora com diferença significativa apenas em relação ao QI Verbal, QI Total, Índice de Compreensão Verbal e Índice de Resistência a Distração. Tais resultados sugerem que crianças/jovens com TDAH subtipo combinado apresentam melhores resultados no WISC III em relação ao subtipo desatento.

Palavras-chave : Transtorno da Falta de Atenção com Hiperatividade; Escala de Inteligência Wechsler para Crianças; Funcionamento intelectual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português