SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35-36Anormais, bárbaros e bárbaras: trajetórias de vida e homossexuais e clínica psicológicaDa substituição à alternância: a legislação em saúde mental e a rede de serviços na cidade de Porto Alegre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SANTOS, Juliana Xavier; TORRES, Ana Raquel Rosas  e  ZANINI, Daniela Sacramento. Bem-estar, lócus de controle e crença no mundo justo de trabalhadores da saúde. Aletheia [online]. 2011, n.35-36, pp.123-136. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste estudo foi analisar o bem-estar dos trabalhadores da saúde de um centro de reabilitação e readaptação, relacionando-o com a crença no mundo justo e com o lócus de controle. Participaram 146 profissionais que responderam a um questionário formado por perguntas sobre dados sócio-demográficos, o bem-estar físico e psicológico, lócus de controle e a crença no mundo justo. Os resultados mostram uma relação positiva entre lócus de controle externo e bem-estar, e uma relação negativa entre lócus de controle interno e bem-estar. Não houve relação significativa na relação entre crença no mundo justo e bem-estar. Estes resultados são discutidos ressaltando que as diferenças com a literatura devem-se ao nível de análise dos instrumentos utilizados e não a inconsistências teóricas.

Palavras-chave : Bem-estar; Lócus de controle; Crença no mundo justo em profissionais da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português