SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2Sexualidade na adolescência em tempos de Aids: um estudo com escolaresContribuições e principais intervenções da terapia cognitivo comportamental no tratamento do transtorno bipolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SANCHEZ, Lívia Fração  e  SERRALTA, Fernanda Barcellos. Contratransferência: origem, evolução histórica do conceito e aplicabilidade clínica. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.2, pp.147-156. ISSN 1413-0394.

O conceito da contratransferência (CT) talvez seja um dos mais controversos da técnica psicanalítica. De obstáculo ao tratamento à ferramenta importante para a compreensão dos pacientes, a CT é atualmente considerada por muitos autores imprescindível à técnica psicanalítica. O presente trabalho tem como objetivo revisar a origem, evolução conceitual, manejo e aplicabilidade clínica da CT na psicoterapia psicanalítica de adulto. Para isso, foi realizada uma revisão narrativa da literatura a respeito dessa temática, com consulta a autores clássicos e estudos empíricos sobre o tema. Conclui-se que, apesar da evidente evolução e metamorfose da CT, ainda há questões abertas e divergências, entre os teóricos, em relação ao seu manejo e sua aplicabilidade clínica, o que reforça a necessidade de mais estudo sobre o tema a fim de preencher tais lacunas.

Palavras-chave : Psicanálise; Psicoterapia psicanalítica; Contratransferência; Psychoanalysis; Psychoanalytic psychotherapy; Countertransference.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons