Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Interações
versão impressa ISSN 1413-2907
Resumo
OLIVEIRA, Isabel Fernandes de et al. O psicólogo nas unidades básicas de saúde: formação acadêmica e prática profissional. Interações [online]. 2004, vol.9, n.17, pp.71-89. ISSN 1413-2907.
O objetivo do estudo foi caracterizar a formação e a atuação do psicólogo vinculado às Unidades Básicas de Saúde de Natal-RN. Uma entrevista semiestruturada foi aplicada a 28 profissionais dos 4 distritos sanitários. Os resultados mostram que 93% são do sexo feminino, 46% têm idade entre 30-40 anos, 89% se graduaram na UFRN fazendo estágio em clínica (69%), 89% buscaram estudos pós-graduados, 54% realizam unicamente psicoterapia e 46% aliada a outras atividades. São discutidas a marcante presença da atividade psicoterapêutica na prática do psicólogo; a desvinculação do trabalho dos princípios do SUS; a dificuldade de ultrapassar as concepções individualistas e psicologizantes dos problemas sociais em virtude da cultura profissional do psicólogo. A não adoção do conceito de saúde que implicaria uma concepção e atenção diferenciadas, equânimes e preventivas, dificulta as ações que diferem do modelo assistencial-curativo, reinante no ordenamento das políticas e nas ações de saúde.
Palavras-chave : Formação do psicólogo; Prática profissional do psicólogo; Psicologia no Brasil; Psicologia no Rio Grande do Norte; Unidades Básicas de Saúde.