Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Temas em Psicologia
versão impressa ISSN 1413-389X
Temas psicol. vol.10 no.3 Ribeirão Preto dez. 2002
Problematizações sobre o virtual1
Issues about visualization
Vera Lúcia Giraldez Canabrava
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
RESUMO
Por meio do tema Problematizações sobre o virtual, vamos enfocar dois problemas nos modos de conceber o virtual e suas conseqüências na produção da subjetividade: virtual como infinito e virtual como possível. Essa reflexão opera com algumas das problematizações decorrentes das questões trazidas pelas novas tecnologias de informatização, aquelas que discutem a produção do real, em especial, as que tratam da Inteligência Artificial. Com esse objetivo, vamos utilizar o filme "MATRIX", produção americana dos irmãos Larry e Andy Wachowski, de 1999. O filme constrói uma guerra de vida e morte entre a matrix e os humanos. Alguns dos problemas priorizados pelos autores, como a hibridização, já estavam postos em "BLADE RUNNER " e em "2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO", enquanto "MATRIX" traz novas questões sobre o tema.
Palavras-chave: problematizações sobre o virtual, virtual como infinito e virtual como possível, inteligência artificial, Matrix.
ABSTRACT
Throughout the theme Issues about virtualization, we will focus on two aspects about the way of conceiving virtualization and its consequences on the production of subjectivity: virtual as infinite and virtual as possible. This article works with some of the issues brought by the new information technologies, which deal with the production of reality, specially, those related to Artificial Intelligence. With this goal, we will use the movie "MATRIX" (1999), an American production from the brothers Larry and Andy Wachowski. The movie builds up a life and death war, between humans and the matrix. Some of the issues prioritized by the authors, such as hybridization, were previously exposed in "BLADE RUNNER" and "2001: A SPACE ODISSEY", while "MATRIX" brings new issues about the theme.
Keywords: questionings about virtualization, virtual as infinite and virtual as possible, artificial intelligence, Matrix.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referências bibliográficas
Baudrillard, J. (1991). Simulacros e simulações. Lisboa: Editora Relógio D'Água. [ Links ]
Bergson, H. (1990). Matéria e memória. Rio de Janeiro: Livraria Martins Fontes. [ Links ]
Deleuze, G. (1974). Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva. [ Links ]
Deleuze, G. (1985). Imagem movimento. São Paulo: Brasiliense. [ Links ]
Deleuze, G. (1990). Imagem tempo. São Paulo: Brasiliense. [ Links ]
Deleuze, G. e Parnet C. (1998). Diálogos. (E. A. Ribeiro, Trad.) São Paulo: Editora Escuta. [ Links ]
Levy, P. (1996). O que é o virtual? São Paulo: Editora 34. [ Links ]
Platão, (s/d.). A República. Rio de Janeiro: Ediouro. [ Links ]
Virillio, P. (1994). A máquina de visão: Do fotograma à videografia, holografia e infografia (computação eletrônica): A humanidade na "era da lógica paradoxal". Rio de Janeiro: José Olympio Editora. [ Links ]
Virillio, P. (1996). A arte do motor. São Paulo: Editora Estação Liberdade. [ Links ]
Endereço para correspondência:
Rua Gustavo Sampaio, 710, apto. 102, Leme
CEP 22010-010, Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2543-6038
e-mail: veracanabrav@alternnex.com.br
Recebido em: 22/11/01
Aceito em: 23/03/04
1. Trabalho apresentado na Mesa-redonda Odisséia no tempo e no espaço, XXXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, Rio de Janeiro - RJ, outubro de 2001.