SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Estimulação transcraniana por corrente contínua: da pesquisa básica sobre processos psicológicos básicos à reabilitaçãoDesenvolvimento de paradigmas computadorizados de manipulação de sucesso-fracasso para o estudo experimental da metacognição em pacientes neurológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MACHADO, Fabiana Rita Camara et al. Tecnologia computacional de realidade virtual aplicada à reabilitação em paralisia cerebral: uma revisão de literatura. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp.565-577. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2014.3-03.

A paralisia cerebral (PC) é uma encefalopatia não progressiva que provoca alterações de tônus, postura e movimento. A importância da intervenção precoce na PC é amplamente reconhecida. Novas ferramentas para tratamento, como as tecnologias computacionais, tem contribuído para a reabilitação desses pacientes. Jogos interativos e de realidade virtual (RV) permitem manipular a intensidade do treinamento, acompanhar o progresso e as atividades do paciente. Alguns estudos demonstram a eficácia do uso desses sistemas para a melhoria da administração de tarefas para pessoas com diversas encefalopatias. A partir desses pressupostos, objetivo dessa revisão é discutir a literatura científica sobre o uso dessas tecnologias na reabilitação da PC. O potencial para uso desta tecnologia na reabilitação de pacientes com PC é clara. Existe, contudo, carência de estudos randomizados para investigar se estes métodos são efetivamente capazes de complementar o processo de reabilitação física e neurocognitiva ou substituir os métodos de reabilitação tradicionais.

Palavras-chave : Reabilitação; realidade virtual; paralisia cerebral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )