SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadasFormação de professores e análise do comportamento: caracterização de necessidades formativas para a docência em matemática na educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

HAYDU, Verônica Bender; LORENCETE, Carolina Marroni  e  ECCHELI, Simone Deperon. Equivalência de estímulos entre três formas de apresentação de problemas aritméticos: um estudo com adultos e idosos. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.1, pp.49-67. ISSN 1413-389X.

Analistas do comportamento têm feito importantes contribuições para a educação, aumentando recentemente as contribuições para o ensino de comportamentos matemáticos. O presente estudo visou investigar se a formação de relações de equivalência entre diferentes formas de apresentação de problemas aritméticos melhora o desempenho na resolução de problemas. Participaram quatro mulheres, em fase de alfabetização, com idades entre 37 e 71 anos. Inicialmente foi aplicado um pré-teste composto de 45 problemas aritméticos apresentados de diferentes formas (operação, sentença-problema e balança). As sessões de ensino foram realizadas para estabelecer relações condicionais entre balança e operação (AB) e balança e sentença-problema (AC), envolvendo nove conjuntos de estímulos de cada tipo de apresentação dos problemas aritméticos para formar nove classes de estímulos equivalentes. O procedimento de ensino foi repetido até que no mínimo 90% de respostas corretas fossem emitidas. A formação das classes de estímulos equivalentes foi testada por meio dos testes de linha de base (AB e AC), simetria (BA e CA) e equivalência (BC e CB). Por último, foi aplicado o pós-teste, com os mesmos problemas do pré-teste, mas em diferente ordem. Todas as participantes apresentaram aumento na porcentagem de acertos no pós-teste, comparado com o pré-teste. Concluiu-se que o estabelecimento de relações de equivalência entre as diferentes formas de apresentação de problemas aritméticos contribuiu para melhorar o desempenho de adultos e idosos na resolução de problemas com incógnitas em diferentes posições.

Palavras-chave : Classes de estímulos equivalentes; resolução de problemas aritméticos; análise do comportamento; adultos e idosos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )