SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Treinar memória de trabalho promove mudanças em inteligência fluida?Tipologia de atributos ponderada baseadas em normas de produção atributos semânticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SANTOS, Eugênia Andréa Leão; NOGUEIRA, Claudia Bueno; QUEIROZ, Lidianne Lins de  e  BARROS, Romariz da Silva. Formação de classes de equivalência via consequências específicas das classes em crianças diagnosticadas com transtorno do espectro do autismo. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.831-842. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2017.2-20.

Estudos anteriores sobre a formação de classes de equivalência, com consequências específicas para as classes, apontaram variabilidade intersujeitos provavelmente devida a perda de eficácia das consequências como reforçadores. O presente estudo avaliou (a) a eficácia da introdução de variações de eventos (dentro de uma categoria) como consequências específicas das classes e (b) a inclusão de tais consequências nas classes. Duas crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e com deficiência intelectual, foram submetidas a treino de emparelhamento ao modelo (Conjunto A - Modelo A1, S+A1/S-A2 e Modelo A2, S+A2/S-A1) e treino de reversões de discriminações simples (Conjunto B - S+B1/S-B2 e reversões). Dois conjuntos de vídeos variados de um mesmo tema e dois conjuntos de alimentos variados dentro de uma mesma categoria foram usados como consequências específicas. Os dados mostram que a variedade de elementos foi eficiente para manter a eficácia do reforçamento e encoraja o uso de procedimentos similares em contexto aplicado. Ambos os participantes mostraram forte evidência de formação de classes de equivalência, confirmando a predição teórica sobre a inclusão de consequências específicas nas classes. Os dados confirmam que relações de equivalência podem ser encontradas em contingências de três termos.

Palavras-chave : Emparelhamento do modelo por identidade; discriminação simples; formação de classes de equivalência; consequências específicas; Transtorno do Espectro do Autismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons