SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Elaboração e estudo de propriedades psicométricas do Inventário de Práticas ParentaisValidade clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

BIANCO, Anna Carolina Lo. Sobre as bases dos procedimentos investigativos em psicanálise. PsicoUSF [online]. 2003, vol.8, n.2, pp.115-123. ISSN 1413-8271.

O presente trabalho examina as bases da pesquisa psicanalítica. Parte das marcas deixadas nas investigações psicanalíticas pelos procedimentos científicos de disciplinas como a neurologia e a neurofisiologia no século XIX. Em seguida, acompanha o surgimento de um novo objeto, o sujeito do inconsciente, o qual, ainda que requeira operações que mantenham o rigor e a precisão característicos do pensamento científico, implica formas de investigação mais apropriadas ao campo recém-constituído. Por fim, conclui que, ao contrário de emular os procedimentos das ciências naturais, a pesquisa em psicanálise tem de reconhecer a especificidade de seu objeto, pois este só se deixa circunscrever em análise, na qual analista e analisante estão implicados nas próprias produções inconscientes sob investigação. Essa é a particularidade da nova forma de saber que marca de modo indelével o pensamento do século XX em diante.

Palavras-chave : Psicanálise; Pesquisa; Inconsciente; História da psicanálise; Pensamento científico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )