SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Depressão, um sofrimento sem fronteira: representações sociais entre crianças e idososConcepções e práticas de adolescentes do sexo masculino sobre sexualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

ARTECHE, Adriane Xavier  e  BANDEIRA, Denise Ruschel. Bem-estar subjetivo: um estudo com adolescentes trabalhadores. PsicoUSF [online]. 2003, vol.8, n.2, pp.193-201. ISSN 1413-8271.

A presente pesquisa avaliou o bem-estar subjetivo, comparando adolescentes em dois distintos regimes de trabalho e adolescentes não trabalhadores. A amostra foi composta de 193 jovens (77 não trabalhadores, 58 trabalhadores em regime regular e 58 trabalhadores em regime educativo) entre 14 e 17 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram um questionário demográfico, a Escala Multidimensional de Satisfação de Vida, as Escalas de Afeto Positivo e Afeto Negativo e a Escala de Eventos Estressores. Os resultados mostraram que o trabalho na adolescência pode ser positivo, especialmente para adolescentes em regime de trabalho educativo, já que se mostraram mais satisfeitos com suas vidas, principalmente em relação à subescala self comparado. Na comparação entre os dois grupos de jovens trabalhadores, aqueles de regime educativo mostraram-se mais satisfeitos com seu trabalho.

Palavras-chave : Satisfação de vida; Afeto; Projetos sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )