SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Medida da satisfação em relacionamento de casalAlphaCI: un programa de cálculo de intervalos de confianza para el coeficiente alfa de Cronbach índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

MALLAR, Sandra Cristina  e  CAPITAO, Cláudio Garcia. Burnout e hardiness: um estudo de evidência de validade. PsicoUSF [online]. 2004, vol.9, n.1, pp.19-29. ISSN 1413-8271.

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de verificar se professores que trabalham com alunos portadores de necessidades especiais apresentavam-se com hardiness e, conseqüentemente, sem burnout, como também verificar a validade concorrente entre as dimensões dos instrumentos Maslach burnout Inventory e o Personal Views Survey. Participaram 56 professores que trabalhavam exclusivamente com alunos com necessidades especiais, na faixa etária compreendida entre 19 e 54 anos. Verificou-se que cinco professores apresentavam personalidade resistente ao estresse e outros três, que não apresentavam hardiness, apresentavam burnout. Realizada a análise de correlação entre as dimensões dos dois instrumentos, verificou-se que apenas as dimensões Controle e Redução da Realização Pessoal estão positivamente correlacionadas. Assim, pôde-se concluir que há validade concorrente entre os dois instrumentos, e se confirmou a hipótese de que portadores de hardiness conseguem atenuar os efeitos do estresse e desenvolvem menos burnout.

Palavras-chave : burnout; hardiness; Professores; Validade concorrente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )