Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
PsicoUSF
versão impressa ISSN 1413-8271
Resumo
DUCHARNE, Maria Adelina Barbosa. Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa. PsicoUSF [online]. 2004, vol.9, n.2, pp.137-145. ISSN 1413-8271.
A Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children, é talvez dos instrumentos que mais têm sido utilizados na investigação sobre a auto-percepção da criança de idade pré-escolar, bem como pelos psicólogos que, na sua prática profissional, lidam com este tipo de questão. O presente estudo teve como objectivo proceder à adaptação da PSPCSA às características de uma amostra portuguesa de crianças de idade pré-escolar. Serão descritos os participantes, o processo de tradução/adaptação da escala, o procedimento e os resultados, bem como serão discutidas as implicações dos resultados obtidos na utilização desta escala com crianças portuguesas de idade pré-escolar. A versão portuguesa da PSPCSA apresenta algumas diferenças relativamente à escala original americana, nomeadamente no que diz respeito à estrutura factorial. As qualidades psicométricas da EAPCASC portuguesa foram consideradas muito satisfatórias, e as mudanças incluídas na sequência do processo de adaptação revelaram-se indispensáveis.
Palavras-chave : Desenvolvimento do self; Crianças de idade pré-escolar; Avaliação da auto-percepção de competência; EAPCASC.