Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
PsicoUSF
versão impressa ISSN 1413-8271
Resumo
ZANELLA, Andréa Vieira et al. Movimento de objetivação e subjetivação mediado pela criação artística. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.2, pp.191-199. ISSN 1413-8271.
Este texto tem por objetivo refletir sobre o movimento de um sujeito e sua relação com a criação artística, apontando que neste processo articulam-se dialeticamente o saber, o fazer e o sentir. As análises sustentam-se nas falas desse sujeito, coletadas por meio de entrevistas e registros em vídeo de sua participação em uma disciplina de um curso de graduação em Psicologia. As reflexões decorrentes, por sua vez, pautam-se nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e revelam a complexidade do processo de constituição do sujeito que, via atividade criadora, parte da realidade e a transforma, transformando nesse movimento a si mesmo e ao modo como significa tanto a sua própria trajetória quanto o contexto do qual ativamente participa.
Palavras-chave : Constituição do sujeito; Atividade criadora; Criação artística; Psicologia histórico-cultural; Objetivação e subjetivação.