SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Percepção de expressões faciais em pessoas com esquizofrenia: movimentos oculares, sintomatologia e nível intelectualEvaluación de las redes semánticas de conceptos académicos en estudiantes universitarios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

PEREIRA, Maria Helena Guerra Gomes  e  COSTA, Liana Fortunato. Santa pecadora ou execrada santa?: O autocuidado em mulheres soropositivas para HIV. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.1, pp.103-110. ISSN 1413-8271.

Esta pesquisa foi realizada com mulheres portadoras de HIV/Aids, integrantes de uma ONG no Distrito Federal, com o objetivo de conhecer seu processo de adesão ao autocuidado. Teve como objetivos investigar a relação entre o autocuidado e a sua auto-estima e auto-imagem, e como o conceito de autocuidado se relaciona com as suas vivências com o parceiro e com seus familiares. Problema: construção de significados sobre autocuidado por mulheres soropositivas para HIV. Instrumento: entrevista de grupo focal. As construções de sentido foram: histórias de descuido; eu até me cuido, se for para outra pessoa...; desqualificando-se para se relacionar! e profissionais como facilitadoras ou não de sua inclusão social. Os resultados caminharam no sentido de se perceber que a subjetividade dessas mulheres permanece sem alternativa de reedição e, portanto, atrelada à identidade de pecadora por ter o HIV e de santa por sofrer apartada para que os outros não se contaminem.

Palavras-chave : Subjetividade; HIV/AIDS; Autocuidado; Exclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )