SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2A criatividade verbal e sua importância nos ambientes educacionaisA utilidade do wisc na detecção de problemas de atenção em escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

NUNES, Dulce Gomes  e  VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. “Família possível” na relação escola-comunidade. Psicol. esc. educ. [online]. 2001, vol.5, n.2, pp.21-29. ISSN 1413-8557.

As mudanças na família afetam a sociedade como um todo e, particularmente, a educação dos filhos, refletindo também sobre as atividades desenvolvidas pela escola. Tendo essa problemática como pano de fundo, considerou-se oportuno pesquisar os novos contornos que a relação família-escola pode tomar no contexto da educação formal. Para tanto, realizou-se uma investigação no âmbito de uma instituição particular de ensino, que atende crianças da educação infantil à quinta série, na qual os avós dos alunos foram situados como uma extensão da família nuclear e configurados como a família possível. À medida que estes sujeitos assumiram, parcialmente, a responsabilidade pelos netos, fosse pela necessidade dos pais trabalharem o dia inteiro fora de casa, fosse por uma crise ou separação do casal, tornou-se indispensável realizar um projeto que promovesse a maior integração possível entre os avós e a escola. Neste sentido, desenvolveu-se uma pesquisa participante que visou, fundamentalmente, determinar o papel da família possível no contexto escolar e no processo ensino - aprendizagem.

Palavras-chave : Educação; Relação escola - comunidade; Papel da família; Família possível.

        · resumo em Inglês     · texto em Português