SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2A utilidade do wisc na detecção de problemas de atenção em escolaresMotivação nas aulas de educação física em uma escola particular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

SOUZA, Adriana Regina Marques de  e  SISTO, Fermino Fernandes. Dificuldade de aprendizagem em escrita, memória e contradições. Psicol. esc. educ. [online]. 2001, vol.5, n.2, pp.39-47. ISSN 1413-8557.

Neste estudo, investigou-se as possíveis relações entre memória e contradições, comparando-se crianças de 2a. e 3a. séries do ensino fundamental com e sem dificuldade de aprendizagem em escrita. De 200 crianças 80 foram selecionadas pelo Adape (Avaliação de dificuldades na aprendizagem da escrita), sendo 40 crianças de segunda séries e 40 crianças de terceira séries. O nível de memória dos sujeitos foi obtido através da técnica II da prova de memória de configuração serial simples e para as contradições utilizou-se a prova do cheio e do vazio. Os resultados apresentaram significância entre nível de memória e desempenho na escrita, indicando que a instabilidade do nível intermediário produziu uma maior quantidade de erros. Quanto à contradição, a possibilidade de sua resolução, na terceira série, sugeriu uma diminuição significativa de erros.

Palavras-chave : Dificuldade de aprendizagem; Desenvolvimento cognitivo; Memória, Contradição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português