SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva socioculturalSoftwares educacionais podem ser instrumentos psicológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

CUPOLILLO, Mercedes Villa  e  FREITAS, Ana Beatriz Machado de. Diferença: condição básica para a constituição do sujeito. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.2, pp.379-389. ISSN 1413-8557.

Este trabalho é um estudo de caso construído em co-autoria na tentativa de compreender os processos subjetivos para o aprendizado e buscar alternativas para a inclusão de crianças no processo educacional. As autoras acompanharam, em uma escola pública, alunos em processo de alfabetização que apresentavam, segundo o estabelecimento, problemas de aprendizagem. Os encontros foram semanais, por um período de sete meses, havendo apenas interrupções durante férias e festividades. A teoria da subjetividade baseada na Epistemologia Qualitativa foi adotada como eixo teórico-metodológico. Embora tenham ocorrido novas produções de sentido pelas crianças sobre o aprendizado, percebeu-se que o espaço social da escola, caracterizado pelo corpo de educadores, conservava a visão preconceituosa em relação à criança. A ênfase continuava a ser dada à dificuldade e à incapacidade, o que não favorecia a mudança nos processos de aprendizagem. Ao longo do texto, as autoras intercalam suas idéias e ações, em um trabalho conjunto.

Palavras-chave : Fracasso escolar; Subjetividade; Alfabetização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )