SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Contos de fadas: recurso educativo para crianças com deficiência intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

MORENO, Martha Givaudan; ROMERO, Angélica  e  DAVILA, Marco A. Barriga. Efeito do programa "Eu quero, eu posso... ter sucesso na escola" na transição entre o ensino fundamental e o médio" no estado de Chiapas. Psicol. educ. [online]. 2012, n.34, pp.186-206. ISSN 1414-6975.

"Habilidades para a vida" podem ser definidas como o conjunto de competências necessárias para o desenvolvimento de comportamentos positivos e adaptáveis para que os indivíduos lidem de forma efetiva com as demandas e desafios do cotidiano, resultando no desenvolvimento de comportamentos saudáveis e bem-estar. A inclusão das habilidades para a vida, de forma sistemática, no currículo escolar contribui para a motivação e a permanência na escola. O presente estudo investigou o desenvolvimento, a instrumentação e a avaliação do programa "Eu quero, eu posso... ter sucesso na escola" com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico e prevenir a evasão escolar. Mil e trezentos estudantes da sexta série de escolas selecionadas na área rural de Las Margaritas, no estado de Chiapas, participaram do estudo (601 no grupo experimental e 699 no grupo controle). O programa consistiu em um curso de treinamento para professores, que replicaram o conteúdo nas salas de aulas com seus alunos, pré e pós avaliação e visitas de acompanhamento aos professores. Os resultados do programa mostraram um aumento de "habilidades para vida", como autoconhecimento, responsabilidade, organização e motivação para estudar entre os estudantes participantes. Além disso, 87% dos participantes apresentaram melhoras em suas notas, frequência escolar e matrícula no ensino médio. No grupo de controle a porcentagem de estudantes matriculados no ensino médio foi de apenas 68%. Apesar do reconhecimento da importância das habilidades para a vida e das competências psicossociais, a sua inclusão no currículo básico do ensino fundamental é ainda muito limitada. A integração desses componentes, de forma sistemática, no currículo escolar é necessária nas comunidades marginalizadas por sua contribuição para o sucesso escolar e para a prevenção da evasão. Permanecer na escola é um fator de proteção para outras situações de risco psicossocial, como abuso de drogas e violência.

Palavras-chave : estudantes do ensino fundamental; professores; habilidades para a vida; desempenho escolar; prevenção da evasão escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )