SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37O apoio das figuras significativas na superação do bullying no contexto escolarA polinização e politização do conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

REZENDE, Paula Cristina Medeiros; OLIVEIRA, Laena Guilherme  e  GOMES, Layla Raquel Silva. Cartas reflexivas: um recurso de intervenção em psicologia educacional. Psicol. educ. [online]. 2013, n.37, pp.43-50. ISSN 1414-6975.

A partir das contribuições do Construcionismo Social, especialmente das produções referentes à terapia narrativa, este trabalho relata uma experiência de atuação em Psicologia Educacional, dando visibilidade ao uso de um recurso de intervenção no contexto da educação infantil, que foi denominado "cartas reflexivas". A prática, que se deu por meio de um estágio supervisionado, foi realizada em uma escola de aplicação, envolvendo duas salas de educação infantil, durante aproximadamente um ano. A imersão no cotidiano escolar, acompanhando semanalmente as atividades realizadas, alimentou e sustentou a produção de diálogos que, por meio das cartas reflexivas, tratavam de co-construir uma nova narrativa que convidasse a diferentes ações e reflexões sobre o coditiano educacional, contribuindo para a ressignificação da infância e dos processos de desenvolvimento e aprendizagem.

Palavras-chave : construcionismo social; cartas reflexivas; educação infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )