SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Dimensões da prática cotidiana e (des)humanização do policial militarA síntese como registro reflexivo no trabalho do psicólogo escolar com gestores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

KOHATSU, Lineu Norio. Narrativas de professoras de psicologia do ensino médio: entre memórias e reflexões. Psicol. educ. [online]. 2015, n.41, pp.65-81. ISSN 1414-6975.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150015.

A pesquisa teve por objetivo principal conhecer quem são os professores efetivos de Psicologia da rede pública de ensino do estado de São Paulo e compreender como se deram a trajetória profissional e a constituição de suas concepções e práticas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com onze professoras de Psicologia efetivas e concursadas da rede pública do estado de São Paulo da Capital, Região Metropolitana e interior. A apresentação material das entrevistas foi organizada em três momentos: a 'Alvorada' (sobre a formação inicial na licenciatura e o ingresso na docência), O 'Caminho' (sobre a trajetória vivida na docência, as mudanças nas concepções e nas práticas, as melhores experiências, as dificuldades encontradas) e, por fim, o 'Ocaso' (a etapa final e a aposentadoria). A observação e análise do material das entrevistas possibilitaram a visualização de muitos aspectos comuns e também distintos nas experiências das professoras. A maioria das entrevistadas relatou que apesar do desinteresse inicial pela licenciatura e pela docência, houve um envolvimento crescente com a profissão. A reflexão sobre a prática levou as professoras a buscarem conteúdos mais significativos para seus alunos, com metodologias mais participativas, que resultaram em experiências recordadas com emoção. As difíceis condições de trabalho que ocasionaram processos de adoecimento e afastamento também foram lembradas; a ambivalência diante da aposentadoria também foi relatada por algumas entrevistadas. Espera-se que o estudo possa contribuir como um registro das experiências e colaborar para a formação de futuros professores.

Palavras-chave : Psicologia; licenciatura; ensino médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )