SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Atuação do psicólogo frente aos transtornos globais do desenvolvimento infantilPatologias do vazio: um desafio à prática clínica contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

PRACA, Kátia Botelho Diamico  e  NOVAES, Heliane Guimarães Vieites. A representação social do trabalho do psicológo. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.2, pp.32-47. ISSN 1414-9893.

O presente trabalho apresenta um sumário dos principais resultados de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer as representações sociais da Psicologia e do trabalho do psicólogo. Os sujeitos foram 375 estudantes do penúltimo ano de graduação dos cursos da área da saúde da Universidade Gama Filho, que responderam a um questionário com cinco questões abertas e oito fechadas. Neste trabalho, analisaremos as respostas dadas a nove questões. Constatou-se que as representações acerca da Psicologia e do trabalho do psicólogo apontam para uma visão altamente subjetivista e individualista, onde as condições sociais, históricas e culturais presentes nas experiências subjetivas são excluídas. O estudo indica a urgência de uma reflexão sobre a responsabilidade social e ética do psicólogo.

Palavras-chave : Psicologia; Trabalho do psicólogo; Representação social; Responsabilidade social; Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )