SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Concepção de criança na pós-modernidadeReferenciais de carreira e identidade profissional em estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

FASSHEBER, Vanessa Barreto  e  VIDAL, Carlos Eduardo Leal. Da tutela à autonomia: narrativas e construções do cotidiano em uma residência terapêutica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp.194-207. ISSN 1414-9893.

A reforma psiquiátrica emerge como um movimento social que propõe uma outra relação entre a loucura e a sociedade. Novos dispositivos assistenciais são criados, tais como a residência terapêutica. Esse serviço atende pacientes crônicos com histórico de internações psiquiátricas. A partir do final da década de 1990, são iniciadas experiências de montagem desses serviços em diversas partes do nosso país. Contudo, é somente no ano 2000 que o Município de Barbacena, Minas Gerais, ganha a sua primeira residência, constituída por seis moradoras. Este artigo evidencia os processos individuais de reconstrução da identidade das moradoras da referida casa. Observa-se que, além de tal processo, as moradoras passam ainda por uma complexa elaboração subjetiva do novo espaço de moradia e pela construção de uma nova rede social. Os métodos de pesquisa adotados foram a observação participante e a coleta de narrativas e histórias de vida dos usuários integrantes da primeira residência terapêutica de Barbacena.

Palavras-chave : Reforma psiquiátrica; Residência terapêutica; Reconstrução da identidade; Histórias de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )