SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Sintomatologia depressiva em ddolescentes do ensino médio: um estudo das representações sociaisIdentificação e descrição de relações comportamentais na economia solidária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

FIAMENGHI JR., Geraldo A.  e  MESSA, Alcione A.. Pais, filhos e deficiência: estudos sobre as relações familiares. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp.236-245. ISSN 1414-9893.

Este artigo discute estudos sobre a família atual e as situações que ocorrem quando existe uma criança deficiente na família. Parte do princípio de que não se pode negar a importância de aspectos ambientais no desenvolvimento e de que as famílias são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Quando existe uma criança deficiente na família, esta não irá, necessariamente, causar transtornos familiares, mas a ocorrência destes dependerá de múltiplos fatores, desde as crenças dos pais até os recursos da família em lidar com a deficiência. Além disso, mostra que os pais desejam e merecem ser tratados de forma sensível pelos profissionais que atendem seus filhos.

Palavras-chave : Família; Relações familiares; Crianças portadoras de deficiência; Deficiências do desenvolvimento; Irmãos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )