SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22O ethos homérico, a cultura da vergonha e a cultura da culpaTeoria dos quatro discursos, pesquisa psicanalítica e laço social entre psicanalistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

BARTH, Luís Fernando Barnetche. O caso metapsicológico: o papel da construção e da ficção em psicanáliseDa figuração à transfiguração da fantasia na construção do caso: as ficções metapsicológicas. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2008, vol.12, n.22, pp.139-154. ISSN 1415-1138.

No presente artigo, o autor examina o conceito de construção utilizado por Freud na análise de alguns de seus casos mais conhecidos, distinguindo-o da interpretação, assim como as possibilidades de utilização do conceito de ficção pela psicanálise. A partir do estudo da memória em psicanálise, o autor articula os conceitos de construção e ficção como ferramentas para a escritura de casos metapsicológicos a serem oferecidos à comunidade psicanalítica. A transmissão do saber psicanalítico é realizada por meio da transfiguração dos traços reveladores de uma estrutura coletados pelo pesquisador psicanalítico em uma imagem teórica.

Palavras-chave : Caso metapsicológico; Construção; Memória; Ficção; Transfiguração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português