SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número13A meia idade e a alta modernidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

MARINHO, Leila Manso. A intervenção da tutoria no desenvolvimento da aprendizagem: ajudando a prevenir o fracasso escolar[subtitle]. Constr. psicopedag. [online]. 2008, vol.16, n.13, pp.92-109. ISSN 1415-6954.

O presente artigo refere-se ao estudo de caso, que subsidiou uma pesquisa qualitativa de conteúdos, mediada pelas linguagens verbal e expressões simbólicas dos desenhos, com análises fundamentadas nos estudos da Psicopedagogia e da teoria analítica. A escola, objeto do estudo da presente pesquisa, é uma instituição particular da zona sul de São Paulo. Os sujeitos participantes da pesquisa são alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, pais e funcionários da escola. O critério para escolha dos participantes foi o de que todos deveriam estar ligados diretamente às ações da tutoria. O objetivo da pesquisa foi avaliar a tutoria, segundo um olhar psicopedagógico, ampliando as condições de aprendizagem e do ensino, em relação á escuta e ao acompanhamento escolar, diante das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Tais intervenções, seguindo a percepção junguiana, utilizam a função materna, acolhendo e incentivando, a função paterna impondo regras e limites, e o respeito ao estilo cognitivo do indivíduo que é como cada um aprende. O resultado satisfatório da intervenção da tutoria foi comprovado, através dos dados coletados nos conselhos de classe com os resultados obtidos no desempenho escolar dos alunos no final do ano letivo.

Palavras-chave : Tutoria; Função materna; Função paterna; Desenvolvimento da aprendizagem; Estilo cognitivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons