Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Construção psicopedagógica
versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474
Resumo
POLITY, Suzanne. Recontar é viver: resgatando a história de vida e a auto-estima de crianças com dificuldades de aprendizagem. Constr. psicopedag. [online]. 2009, vol.17, n.15, pp.56-78. ISSN 1415-6954.
Este artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões a partir de uma pesquisaintervenção participativa, com enfoque psicopedagógico, desenvolvida no contexto de sala de aula, em uma escola particular em São Paulo. Este estabelecimento trabalha com crianças e jovens com dificuldade de aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo compreender e descrever o resgate da história de vida desses alunos e criado a possibilidade de recontar diferentes momentos, re-significando as experiências e vivências pessoais e familiares. O processo se deu através de recursos da Arte terapia, com vistas ao auto-conhecimento, buscando a integração e a organização internas. A compreensão dos dados foi baseada na mudança qualitativa da auto-estima através da construção metafórica de Heróis Internos, bem como nas mudanças que ocorreram nas relações pessoais, familiares e sociais.
Palavras-chave : Psicopedagogia Institucional; Dificuldade de aprendizagem; Fotografias; Arteterapia; Auto-estima; Herói.