SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número21Diferencia e identidad: la relación yo-otro en el aulaA orientação psicopedagógica à mãe e articulações com a aprendizagem de seu filho: enfoque sobre mitos, estilos cognitivo-afetivos e contribuições da arteterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

MENEZES, Rafael de Souza et al. Maternidade, trabalho e formação: lidando com a necessidade de deixar os filhos. Constr. psicopedag. [online]. 2012, vol.20, n.21, pp.23-47. ISSN 1415-6954.

O objetivo desta pesquisa foi verificar como mães universitárias que trabalham lidam com a necessidade de deixarem seus filhos crianças durante o período de aula, considerando a perspectiva destas mulheres sobre aspectos psicológicos, sociais e acadêmicos. Constituiu-se em uma pesquisa de campo em Psicologia Social, com base na perspectiva sócio-histórica de Lev Vygotsky. A coleta de dados foi realizada através de 20 entrevistas semi-estruturadas com mulheres universitárias que trabalhavam e eram mães. Concluiu-se que maternidade, trabalho e formação constituem uma dinâmica comum em nossa realidade, mas que se revela de uma forma perversa à subjetividade da mulher atual que se encontra num dilema entre satisfação pessoal e busca por melhores condições socioeconômicas versus o papel de cuidadora atribuído a ela.

Palavras-chave : Maternidade; Psicologia Social; Universidades; Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )