SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número35A MULHER E O FEMININO NA PSICOLOGIA ANALÍTICA: UMA REVISÃO DE ESCOPOPERCEPÇÕES DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE RELAÇÕES RACIAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

CARVALHO, Maria Aparecida de  e  TOSTA, Rosa Maria. A PARTICIPAÇÃO DO CUIDADO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA. Constr. psicopedag. [online]. 2024, vol.34, n.35, pp.49-65.  Epub 24-Jun-2024. ISSN 1415-6954.  https://doi.org/10.37388/cp2024/v34n35a05.

O objetivo do presente artigo foi apontar a percepção que educadoras – professoras e coordenadora – de um Centro de Educação Infantil (CEI) da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) têm sobre o cuidado praticado em suas funções diárias, como parte do desenvolvimento emocional infantil, bem como que lugar esse conhecimento opera na prática cotidiana. Empregou-se o método psicanalítico para a análise de cinco entrevistas semidirigidas, realizadas em uma unidade educacional. A faixa etária (0 a 3 anos e 11 meses) atendida pelos CEIs compreende uma fase do desenvolvimento à qual importantes autores da psicanálise conferem relevância. A explanação do tema se deu a partir dos excertos extraídos das entrevistas, fundamentadas na psicanálise – especialmente de Donald W. Winnicott e de contribuições advindas de seus comentadores e autores que, de algum modo, estabelecem um diálogo entre a psicanálise. Com os resultados da pesquisa, buscamos refletir e contribuir com intervenções que contemplem a educação, em duas frentes, quais sejam: com discussões que pautem a construção de políticas públicas na educação infantil; sobre o cuidado do professor como propulsor e participante da constituição subjetiva da criança, professor este que se mostra com capacidade de exercer cuidados suficientemente bons, mesmo sem ter se apropriado das teorizações. Pois, embora não o saibam, as educadoras, em muitas ações e discursos, apresentam preceitos da psicanálise, e este intercâmbio se mostra promissor, na medida em que alguns de seus conceitos podem efetivamente contribuir, fornecendo sustentação ao ambiente e ações, de modo a ressignificar a educação, com prevenção, e também na promoção de saúde.

Palavras-chave : Desenvolvimento emocional; Cuidado; Professor de educação infantil; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )