Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Boletim - Academia Paulista de Psicologia
versão impressa ISSN 1415-711X
Resumo
BARBOSA, Vanir Maria Carneiro; ANTUNES, Maria Cristina e PADILHA, Maria da Graça Saldanha. A reinserção familiar de crianças e adolescentes vítimas de violência intrafamiliar em acolhimento institucional por medida de proteção: o abuso sexual em foco. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2016, vol.36, n.91, pp.286-309. ISSN 1415-711X.
O objetivo deste artigo é estabelecer uma discussão teórica baseada na literatura sobre as dificuldades e desafios que permeiam a efetivação da reinserção familiar de crianças e adolescentes vítimas de violência intrafamiliar, especialmente do abuso sexual, encaminhadas à instituição de acolhimento por medida de proteção. Discute-se a dinâmica familiar que envolve o silêncio da vítima, constituindo a síndrome do segredo e suas conseqüências; a relação de dependência econômica da família junto ao agressor, a morosidade da justiça no julgamento do delito dificultando a punição do agressor o que favorece a continuidade dos abusos; a insuficiência e ineficiência das políticas públicas para abarcar as demandas por atendimento da vítima e sua família em diferentes aspectos. Destaca-se a relevância da qualificação permanente dos profissionais que atuam nessa área para instrumentalizá-los no desenvolvimento de ações planejadas que subsidiem, com maior segurança, a análise da viabilidade e dos riscos da reinserção familiar. Priorizase o apoio profissional à vítima e sua família com acompanhamento sistematizado, visando prevenir a violação de direitos da criança e do adolescente reinseridos, sua revitimização e reacolhimento institucional, fatores que além de reconstruir novas formas de violência, podem culminar com o afastamento definitivo da vítima do seu convívio familiar
Palavras-chave : crianças; adolescentes; violência intrafamiliar; abuso sexual; acolhimento institucional; reinserção familiar.