Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Boletim - Academia Paulista de Psicologia
versão impressa ISSN 1415-711X
Resumo
FRANCO, Juliana Bianca Maia e FORMIGA, Nilton S.. Cultura organizacional, capital psicológico positivo e transtorno emocional em trabalhadores de organizações públicas e privadas nas cidades de Natal-RN e João Pessoa-PB. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2022, vol.42, n.102, pp.82-95. ISSN 1415-711X.
Considerando-se que situações ocupacionais inadequadas no ambiente de trabalho podem gerar doenças mentais, foram investigadas variáveis que influenciam estresse laboral, depressão e ansiedade. Com esse objetivo, um estudo descritivo, exploratório, correlacional, de abordagem quantitativa junto a trabalhadores das cidades de Natal-RN e João Pessoa-PB, desenvolveu coleta de dados do tipo intencional, através do método bola de neve, junto a 219 trabalhadores, com idade acima de 18 anos, a maioria do setor privado, incluindo mulheres casadas, com média de 9,19 anos de tempo de serviço, a maioria com especialização. Foi aplicada a Escala de Cultura Organizacional, a qual aborda capital psicológico positivo e transtorno emocional (ansiedade, depressão e estresse) e questionário sociodemográfico, de forma individual, através de formulário eletrônico hospedado no Google.docs, encaminhado por e-mail e/ou pelas redes sociais. Realizaram-se análises descritivas, correlação de Pearson, teste t de Student, alfa de Cronbach e Anova, e registrados indicadores psicométricos relativos à cultura organizacional, capital psicológico positivo e transtorno emocional. Os dados obtidos revelaram uma correlação positiva maior em indivíduos que apresentaram melhores resultados em Cultura Organizacional e capital psicológico positivo e menor no transtorno emocional, dados que destacam que o capital psicológico positivo deva ser considerado uma variável importante para a tomada de decisão e soluções de problemas do comportamento organizacional, fazendo parte da cultura organizacional estabelecida pelo Recursos Humanos das organizações.
Palavras-chave : cultura organizacional; capital psicológico positivo; transtorno emocional; organização pública e privada.