SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13A constituição do sujeito e a alteridade: considerações sobre a psicose e o autismoVoltar a pensar a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

FOLBERG, Maria Nestrovsky  e  MAGGI, Noeli Reck. Declínio da função paterna e dialética da simbolização. Estilos clin. [online]. 2002, vol.7, n.13, pp.92-99. ISSN 1415-7128.

Este trabalho destaca a importância da função paterna no registro do psiquismo humano e as possibilidades decorrentes da mesma para o processo de simbolização. Como se inscreve a simbolização no psiquismo humano? Qual a importância da função paterna para esse processo? Estas são questões postas em discussão, desenvolvendo uma abordagem que evolui desde a infância. O texto traz uma reflexão sobre as estruturas clinicas destacando a função do falo, a posição do sujeito no Complexo de Édipo e as implicações de sua transposição. Também é analisado o processo de simbolização nas personalidades que vivenciaram o fracasso da função paterna e suas diferentes formas de manifestação, quais sejam as estruturas de personalidade neurótica ou psicótica.

Palavras-chave : Função paterna; simbolização; psiquismo humano; estruturas clínicas; Complexo dc Édipo; falo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )