SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2As crianças de hoje são mais sabidas?Para além dos "encaixamentos": a noção de ensino universitário afetada pela teoria psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

REVAH, Daniel. O ideal cultural na definição da infância. Estilos clin. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp.348-367. ISSN 1415-7128.

As representações sobre as etapas da vida vêm se alterando significativamente nas últimas décadas. Em relação à infância, passa-se da ideia de infância como invenção moderna à suspeita de que estaria desaparecendo. No debate acadêmico, muitos pensam as questões implicadas nessa mudança ora aproximando ora distanciando crianças e adultos, não atentando para o que neles opera como ideal cultural: o significante jovem/juventude. Neste artigo, destaca-se certo percurso desse significante e o que ele instaura como ideal cultural, tendo em vista os dispositivos especulares que hoje definem o lugar da infância, como o dispositivo Barbie, analisado no final deste artigo.

Palavras-chave : jovens; infância; desenvolvimento infantil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )