SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Uma análise possível do discurso da psicanáliseReflexões sobre a ética da psicanálise e sua contribuição para práticas de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

SCAGLIA, Andressa Pin; MISHIMA, Fernanda Kimie Tavares  e  BARBIERI, Valéria. Entrevista familiar como facilitadora no processo de triagem de uma clínica escola. Estilos clin. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp.404-423. ISSN 1415-7128.

A família possui um papel de grande relevância no desenvolvimento emocional da criança, é capaz de desempenhar um papel facilitador na compreensão de sua sintomatologia. O presente trabalho apresenta a entrevista familiar diagnóstica como uma técnica utilizada no processo de triagem infantil em uma clínica-escola a fim de facilitar a compreensão do caso atendido. Para tanto, apresentar-seá um caso clínico de uma criança de oito anos de idade, do sexo masculino, que foi atendida no Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar (STAIF) do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA) da FFCLRP da Universidade de São Paulo (USP).

Palavras-chave : clínica-escola; triagem infantil; psicodiagnóstico interventivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )