SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Entrevista familiar como facilitadora no processo de triagem de uma clínica escolaA relação com o saber e suas implicações no desempenho escolar em matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

LIMA, Carolina Andrade de Santana  e  PARAVIDINI, João Luíz Leitão. Reflexões sobre a ética da psicanálise e sua contribuição para práticas de saúde mental. Estilos clin. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp.424-441. ISSN 1415-7128.

Objetivamos nesse trabalho refletir, apoiados na teoria psicanalítica, sobre a (im)possibilidade da transmissão da ética da Psicanálise a práticas que se situam fora dos moldes da clínica tradicional. Vimos que isso é possível, desde que sustentemos a ideia de que essa transmissão se dá quando o agente de cuidado atua a partir da condição de sujeito castrado. A teoria lacaniana sobre a função do mais um foi importante para pensarmos na montagem de dispositivos que regulem as intervenções clínicas, na medida em que pode operar como função que atualiza a castração do Outro interventor, descompletando o saber médico-psicológico (universitário).

Palavras-chave : ética; psicanálise; saúde mental; Jacques Lacan.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )