SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O conhecimento e o discurso do capitalista: a despsicologização do cotidiano socialGrito e silencio: dois ecos que violam a escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

OLIVEIRA, Fabiana Azeredo de  e  MARTINS, Karla Patricia Holanda. Implicações subjetivas da relação mãe-criança nos quadros de obesidade infantil. Estilos clin. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp.122-135. ISSN 1415-7128.

O presente estudo partiu do interesse em compreender as implicações da relação mãe-criança na obesidade infantil. A Organização Mundial de Saúde revela a doença como um desafio aos programas de saúde. Considerando-se que a relação da criança com o alimento é mediada, em geral, pela mãe, propõe-se investigar, numa perspectiva psicanalítica, as implicações desta relação na obesidade infantil. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizada a escuta de quatro mães de crianças obesas de 7 a 11 anos de idade. Conclui-se que a obesidade infantil pode ser considerada um sintoma da criança em resposta àposição subjetiva da mãe.

Palavras-chave : obesidade infantil; psicanálise; relação-mãe-criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )