SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A transferência, o analista e a angústiaAlgumas estratégias de (auto) tratamento do autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos; MARTINEZ, Viviana Carola Velasco; SILVA, Ângela Cristina da  e  PRIMAK, Bianca. Neurose obsessiva na infância - contribuições psicanalíticas. Estilos clin. [online]. 2014, vol.19, n.1, pp.128-149. ISSN 1415-7128.

Como parte da pesquisa sobre a neurose obsessiva depois da publicação das obras de Freud, este artigo apresenta uma revisão bibliográfica a respeito da formação e o desenvolvimento da neurose obsessiva na criança no discurso pós-freudiano. O material foi organizado em temas: casos clínicos, origem e desenvolvimento, período de latência e lugar da mãe. Diversos pontos de vista são apresentados, e discute-se se existe, de fato, para os autores, neurose obsessiva como um quadro patológico propriamente dito na infância. A maioria dos autores se recusa a aceitar a neurose obsessiva na infância enquanto quadro realmente estabelecido.

Palavras-chave : neurose obsessiva; infância; psicanálise com crianças; desenvolvimento libidinal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )