SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número16Integridade familiar e o idoso pobre: valores e significados*O luto antecipatório dos pais de uma criança com doença crônica: uma análise fenomenológica do filme Em busca da luz* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

REZENDE*, Ceny Longhi  e  SOUZA**, José Carlos. Qualidade de vida das gestantes de alto risco de um centro de atendimento à mulher. Psicol inf. [online]. 2012, vol.16, n.16, pp.45-69. ISSN 1415-8809.

A gestação, embora seja um evento comum na vida reprodutiva da mulher, pouca atenção tem merecido quanto às modificações normais percebidas nos domínios físicos e psicológicos de seu estado de saúde e percepção de sua qualidade de vida. Essa pesquisa teve o objetivo de avaliar a qualidade de vida das gestantes de alto risco de um Centro de Atendimento à Mulher de um município do Mato Grosso do Sul. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, de corte transversal. A coleta de dados foi feita mediante aplicação de dois instrumentos: um relacionado à qualidade de vida e um sociodemográfico. Pelos questionários, avaliou-se a qualidade de vida de 110 gestantes consideradas de alto risco. Os resultados demonstraram que as gestantes solteiras têm pior qualidade de vida em relação às gestantes casadas e, quanto maior for o número de filhos, pior a qualidade de vida. Esses resultados demonstram a necessidade de acompanhamento dessas participantes em programas especiais inseridos no pré-natal, de modo a contribuir para o enfrentamento da gestação de alto risco. Conclui-se que, apesar dos desconfortos físicos e emocionais vivenciado pelas gestantes, elas perceberam sua qualidade de vida positivamente.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )